Como encontrar um bom advogado criminalista?

Como encontrar um bom advogado criminalista?

Como encontrar um bom advogado criminalista?

Como encontrar um bom advogado criminalista?

No mundo da advocacia, existem diferentes campos de atuação como direito civil, tributário, trabalhista, contratual, ambiental, empresarial, direito do consumidor, etc. Agora, para entrar no assunto do texto, vamos falar sobre o direito penal.

No meio de tantos campos de atuação que o direito oferece, esta leitura vai te esclarecer um pouco sobre o Direito penal para poder explicar tudo sobre um bom advogado criminalista. Além, é claro, de informar onde encontrar este profissional. Confira, a seguir.

O que faz um bom advogado criminalista?

Vamos antes falar um pouco do direito penal: área de atuação de um advogado criminalista. Nela, o profissional pode seguir carreira jurídica em diferentes posições. Algumas delas são:

  • advogado particular;
  • delegado;
  • defensor público;
  • promotor de justiça;
  • juiz criminal;
  • entre outros.

Deu para perceber o grande leque de áreas nas quais o advogado criminalista atua, não é mesmo? Então, agora chegou o momento de compreender, de forma mais detalhada, o que é um advogado criminalista, bem como algumas de suas funções como profissional no direito penal.

Em quais áreas o advogado criminalista atua?

É importante entender o que faz um advogado criminalista. Também conhecido como advogado penalista — por conta do Direito Penal, que já falamos acima —, o advogado criminalista não se restringe ao escritório. É um profissional que está nos tribunais, além de visitar seus clientes em penitenciárias e também se apresentar em delegacias.

É o advogado criminalista que vai orientar o cliente ao longo de um processo penal, para que se evite, de qualquer maneira, algum abuso de legalidade.

Há um preconceito com os advogados criminalistas que, comumente, são confundidos com os acusados. Porém, diante da lei, todos têm direito de defesa. Assim, o advogado tem como função defender os direitos do cliente, como na Defesa de Crimes Previstos na Legislação Especial.

Vamos, agora, entender mais sobre algumas áreas de atuação desse profissional.

Investigação Defensiva

A investigação defensiva é a atividade na qual o advogado realiza diligências investigatórias. O intuito é obter elementos que servem para produzir provas para oferecimento de queixa, principal ou subsidiária.

Ação Penal Privada

A ação penal privada consiste na criação da queixa-crime — em particular, a favor do cliente vítima de calúnia, difamação ou injúria. 

Execução Penal

A Lei de Execução Penal é um conjunto de diretrizes que é muito importante. Esse conjunto serve para preservar os direitos dos brasileiros que estão encarceradas. Além disso, oferece para essas pessoas melhores condições, para que sejam ressocializadas. O advogado criminalista está intimamente ligado a ela.

Questões e processos incidentes

As questões e processos incidentais são situações que acontecem, eventualmente, em um processo penal. Elas influenciam a causa originária de alguma forma e acabam impedindo o andamento dela. O advogado criminalista pode ajudar você com elas.

Agora, você entendeu mais um pouco sobre o universo do Direito Penal com o advogado criminalista. Por isso, quando for procurar um advogado criminal em BH saberá qual a melhor opção escolher. Um bom advogado criminalista pode ser a peça chave para poder solucionar um caso.

Gostou do meu conteúdo? Então, para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados, visite e conheça o meu site!

Precisa de ajuda? Converse comigo