Skip links
O que faz um advogado criminalista?

O QUE FAZ UM ADVOGADO CRIMINALISTA?

Share

Você sempre quis atuar na área do direito e o segmento que mais te atrai é a criminal? Mas sabe o que faz um advogado criminalista? Entende realmente as suas obrigações? 

Esse profissional defende clientes que estão sendo acusados de cometer algum tipo de crime. Independente do crime que o cliente cometeu, é de função de o advogado criminalista buscar uma defesa justa e dentro da lei. 

Há muitas dúvidas sobre o que faz um advogado criminalista. Afinal, são vários segmentos dentro do direito e acaba confundindo muitos. Portanto, continue acompanhando o texto e entenda mais sobre essa área profissional.

Saiba o que faz um advogado criminalista

O papel do advogado da área criminal é lutar para que a lei seja cumprida de forma correta. Mas para isso, o profissional precisa estudar as leis, preparar corretamente as argumentações, a entrevista das testemunhas e aconselhar o seu cliente corretamente para que o seu depoimento seja positivo. 

Além disso, o advogado criminal fica responsável por reunir contraprovas, fazer o pedido de liberdade, progressão de pena e entrar com os recursos necessários. Portanto, é uma área repleta de detalhes que precisam de muita atenção.

Um advogado criminalista precisa de habilidades como respeito à ética profissional, ter foco no cliente, boa comunicação, bom senso, dinamismo e amplo conhecimento sobre as leis. No entanto, é recomendado que o profissional tenha uma postura mais combativa, mas sem se tornar agressivo. 

Advogado Criminalista BH

Onde atua um advogado criminalista?

Normalmente, um advogado da área criminal atende seus clientes em um escritório particular. É nesse local que ele prepara e estuda os processos. Muitas vezes ele necessita ir aos fóruns ou espaços equivalentes para protocolar seus pedidos. No entanto, para defender os seus casos, é necessário ir para o tribunal. 

Caso o cliente esteja preso, o advogado tem o direito de visitá-lo no local da detenção. É importante esse contato para que o profissional possa ouvir seu cliente e passar todas as informações referentes ao processo. Bem como datas de julgamento e como será o seu depoimento.

Porém, há profissionais que atuam na defensoria pública. Mas há uma diferença entre os advogados criminais que atuam particularmente e esses. Os da defensoria pública não podem negar nenhum caso que são enviados a eles. Portanto, cabe ao profissional agir com a máxima ética, independente do crime do seu cliente.

Afinal, o que é o direito penal?

Dentro do direito existe o segmento penal, responsável pelo poder punitivo das ações e comportamentos considerados graves à sociedade. Portanto, a atuação dessa área envolve a violação das leis no âmbito de pessoas físicas e jurídicas. 

O principal objetivo do direito penal é proteger os bens jurídicos fundamentais como a vida, liberdade e a propriedade. Além de assegurar o direito do ser humano.

O direito penal se baseia em fontes, sendo as principais o Código Penal, Código de Processo Penal e legislação penal complementar. Como auxiliares podem ser citadas a jurisprudência e a de doutrina. Gostou de saber o que faz um advogado criminalista? Não se esqueça de deixar o seu comentário.