A DOCUMENTOSCOPIA FORENSE

A DOCUMENTOSCOPIA FORENSE

A DOCUMENTOSCOPIA FORENSE

A DOCUMENTOSCOPIA FORENSE

A Documentoscopia Forense é o ramo da criminalística que estuda os documentos com objetivo de aquilatar elementos de interesse às investigações criminais. Na Documentoscopia são estudadas as características do documento afim de atestar sua autenticidade ou alterações e falsificações, bem como o estudo dos escritos manuais e mecanizados, visando atestar a origem de tais elementos. Nas análises de documentos são estudados os elementos de segurança existentes nos suportes de documentos oficiais, tais como:

  • Microletras;
  • Calcografia (talho doce);
  • Marcas d’água (Filigrana);
  • Holografias;
  • Filetes coloridos e luminescentes;
  • Imagens latentes

Conheça agora um pouco mais sobre cada um destes elementos de segurança:

Microletras: Impressão de caracteres em dimensões extremamente reduzidas, cuja visualização é possível por meio de ampliação. A utilização de scanners e impressoras para capturar e reproduzir as microletras geralmente não apresenta resultados satisfatórios, resultando em borrões que são facilmente identificados.

Calcografia (Talho Doce): São impressões feitas com equipamentos e tintas especiais que geram texturas na superfície do papel, sendo extremamente difíceis de serem reproduzidas.

Marcas D’água (Filigrana): Imagens inseridas entre as camadas do papel ou por meio da variação da gramatura do papel. Somente são visíveis com iluminação contrária e não são capturadas por scanneres ou reproduzidas por impressoras.

Holografias: São impressões tridimensionais de alguns caracteres, feitas com equipamentos especiais, sendo de difícil reprodução.

Filetes Coloridos e Luminescentes: são pequenas fibras coloridas que são adicionadas ao papel. Apresentam luminescência quando submetidas à iluminação ultravioleta sendo, também, de difícil reprodução.

Imagens Latentes: Impressões em alta resolução que formam imagens quando observadas em ângulo rasante. A captura das impressões com scanners e reprodução          em impressoras não gera resultados satisfatórios.

Precisa de ajuda? Converse comigo